Logo na semana que fiz uma postagem sobre dor lombar o The Lancet (um dos mais importantes periódicos científicos da atualidade) lançou uma série de artigos sobre dor lombar, incluindo alguns artigos Brasileiros!
Os casos de dor lombar aumentaram em mais de 50% nos últimos 28 anos, os casos estão comumente associados com trabalho sedentário, tabagismo, obesidade e baixo status socioeconômico. Apesar de dor lombar ser um evento comum na população, ela é uma das maiores causas de incapacidade no mundo e somente em uma pequena proporção dos casos os achados físicos são a causa do problema (hérnia de disco, desgaste articular, fratura…). Além disso, existe um grande problema no tratamento das dores. Os pacientes geralmente recebem o tratamento errado! O exagero na prescrição de cirurgias, medicamentos e exames de imagem apenas atrapalha a melhora do paciente. E se isso ainda não fosse suficiente a falta de informação e atualização dos profissionais da saúde é muito grande e o conhecimento científico não é aplicado na prática,começando pelo fato que a maior parte dos artigos é publicado em inglês mas poucos conseguem interpretar os artigos ou se quer conseguem ler em inglês.
Só para reforçar a postagem anterior, exercício físico foi considerada a linha de frente para tratamento de dor lombar. Mas como vou fazer exercício se tenho dor? Bem simples, procure um bom fisioterapeuta.
Estou à disposição para eventuais dúvidas!
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).