Como saber se estou melhorando ou foi apenas o curso natural da disfunção apos qualquer procedimento feito para aliviar dor no pescoço, ombro e lombar?
Para responder esta pergunta 160 pacientes foram entrevistados por telefone antes de iniciarem o tratamento com fisioterapia na atenção primária, o objetivo foi verificar o minimo de efeito necessário para podermos dizer que o tratamento valeu a pena, comparando com pessoas que simplesmente esperaram passar o tempo (curso natural da doença).
Estas pessoas foram acompanhadas por 6 semanas e aparentemente pessoas com dor no pescoço, ombro e lombar precisam ver pelo menos 20% de melhora adicional na dor e incapacidade em comparação com a recuperação natural para considerar que o efeito da fisioterapia vale a pena, dados seus custos, possíveis efeitos colaterais e inconveniências.
Investir em qualidade de serviço sempre retornara o investimento, dinheiro consegue-se de volta, tempo e saúde não. Quanto do seu dinheiro seria poupado se simplesmente tivesse feito o tratamento adequado desde o inicio? Levando em conta as inconveniências, tempo, limitações funcionais, gasto com medicamento, desgaste psicológico…
Saúde não é questão de opinião, é questão de profissionalismo, e saber investir torna-se fundamental.
The smallest worthwhile effect of primary care physiotherapy did not differ across musculoskeletal pain sites
Christiansen, David H. et al.
Journal of Clinical Epidemiology , Volume 101 , 44 – 52
Keep on working, great job!
Thanks!