👉Esta semana proferi a palestra: Para bom entendedor meia palavra não faz sentido, no Instituto Federal na cidade de Erechim RS!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗣Na palestra, o título é uma provocação aos ditados populares aos quais tentam passar soluções simples para situações do cotidiano como se toda ocasião pudesse ser resolvida com a mesma ferramenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🧠Para ilustrar a palestra, usei como base o desenvolvimento neuroevolutivo do ser humano. Pois apesar de nosso cérebro ser incomparavelmente superior à qualquer processamento tecnológico, visto o 1 bilhão de neurônios que temos, ele é um sistema que pode apresentar falhas contextuais, pois foi moldado pelos nossos genes, e o mecanismo de funcionamento básico dos genes é sobreviver e reproduzir e não criar seres perfeitos. E não sendo seres perfeitos nossos instrumentos de observação da realidade (os órgãos dos sentidos) são falíveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤓Na palestra consegui passar diversos conceitos de raciocínio científico como: Hipótese e teoria científica, efeito Dunning-Kruger, lâmina de Occam, argumento de ignorância, viés de observação, argumento de autoridade, entre outros viéses e falácias. O que pode ajudar os alunos, professores e empreendedores a não caírem nas falhas de raciocínio mais comuns quando se trata de tomada de decisões no mercado e na ciência.

About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).