Jonas Fisioterapeuta Jonas Fisioterapeuta
  • Sobre mim
  • Serviços
  • Metodologia
  • Consultório
  • ONLINE
  • Assinante
  • Contato
Compartilhe!

🔸 O nervo isquiático, também conhecido como nervo ciático, é o mais longo nervo do corpo humano e costuma incomodar bastante quando é a causa da dor, o problema é que ele geralmente não é.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔹 Deixe-me explicar melhor, os nervos no corpo humano são como os cabos de fibra ótica, eles transmitem informação, neste caso, as sensações de calor, frio, vibração e tato, além disso, também transmitem os comandos de movimento para os músculos. O cérebro dá o comando, a medula repassa e os nervos transmitem para os músculos e para pele, em uma explicação mega simples é mais ou menos isso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔸 Quando existe algo ameaçando o ciático como uma hérnia, um tumor, ou até mesmo um músculo isso necessariamente vai atrapalhar a transmissão do nervo, ou seja, vai atrapalhar na função dele que é transmitir informação, dessa forma, quando o problema é realmente no ciático o paciente vai apresentar sintomas de formigamento, amortecimento, queimação, sensação de choque na perna inteira e/ou perda de força ou movimento da perna afetada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔹Em casos raríssimos o nervo pode inflamar de verdade, mas isso geralmente é provocado por infecção de algum vírus ou bactéria no nervo (por exemplo o vírus herpes-zoster), condição conhecida como neurite, ou nevrite, a qual geralmente é bem dolorosa e também pode provocar os sintomas que descrevi acima.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔸 Se o seu problema é somente dor lombar irradiada para perna, ou dor na parte posterior da perna, sem formigamento ou amortecimento, provavelmente o seu problema não está no ciático, mas sim em alguma estrutura inervada por ele, algum músculo, ligamento ou articulação que está sofrendo e passando a informação através do ciático.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔹 É difícil dizer exatamente onde está o problema pois tem dezenas de hipóteses e chances e tudo depende de avaliar e testar estas hipóteses, mas o mais comum é dor muscular. Como dica, tente usar calor superficial, bolsa de água quente ou banho quente para tentar aliviar um pouco a dor. Depois tente achar um movimento que não piore a dor, pode ser qualquer um, e repita ele até que diminua completamente a dor. Ao diminuir a dor tente um movimento que você não conseguia fazer antes, um bem fácil. Se não funcionar, tente praticar mais o primeiro movimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🔸 É uma conduta de emergência, mas talvez te ajude a passar o dia até você conseguir uma ajuda profissional, se for algo simples, talvez seja até resolutiva.

About The Author

Jonas

Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).

Leave a Comment

Cancel Reply

*Please complete all fields correctly