👉O método Busquet é um método global de tratamento que tem como um de seus princípios fundamentais a organização motora do corpo, tanto estática quanto dinâmica.
💙Segundo o método, esta organização é regulada de acordo com as cadeias fisiológicas. As cadeias são circuitos anatômicos formados por ligações entre músculos, tecidos conectivos (como ligamentos e aponeuroses) e funções análogas do sistema de movimento.
💚Estas cadeias estendem-se em todas as cavidades, incluindo abdômen e tórax, isso o Busquet chama de relação “contentor-conteúdo”. O método leva em conta um exame completo destas cadeias, que coloca em evidência os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, ao nível de cada uma das cadeias.
🔨O princípio “contentor-conteúdo” leva ao raciocínio que existe uma inter-relação entre o sistema musculoesquelético, chamado de “contentor”, e o “conteúdo”, que se refere ao sistema visceral. O diagnóstico de tensão muscular e tecidual é realizado de acordo com a harmonia destes 2 sistemas.
😬Esses pontos de tensão correspondem a um aumento no tônus postural ao longo dessas vias anatômicas e são caracterizados por um aumento na resistência muscular e uma perturbação da mobilidade articular.
😍O tratamento é baseado em posturas de relaxamento dos vários pontos de tensão observados no trajeto das cadeias, a fim de limitar as dores, as disfunções e as deformações. Em fisioterapia, técnicas de ganho de amplitude são usadas regularmente na assistência ao paciente e métodos posturais globais permitem a melhoria das amplitudes de mobilidade lombar e podem ser usados tanto profilaticamente quanto terapeuticamente.
🙌As técnicas de relaxamento usadas no método permitirão desprogramar a tensão muscular através da inibição do reflexo miotático e pela participação consciente do paciente no relaxamento do tônus. Também são usadas técnicas de relaxamento cujos efeitos sobre a resposta tônica muscular são positivos.
🎀Permite o tratamento de pacientes desde o nascimento até uma idade bem avançada, sendo um dos métodos de tratamento holístico mais conhecidos e divulgados da França.
BUSQUET, L. ET. AL. Effets des postures de relâchement selon la méthode Busquet dans une population saine : essai contrôlé randomisé. Kinésithérapie, la Revue 19: p.10-17. 2019
BUSQUET, L. BUSQUET-VANDERHEYDEN, M. Les chaînes physiologiques. Tome 1: fondamentaux de la méthode : tronc, colonne cervicale, membre supérieur. Édition Busquet, 2015.
PENINOU G. TIXA S. Les tensions musculaires. Du diagnostic au traitement. Elsevier-Masson, Issy-les-Moulineaux. 2008.
CHALMERS, G. Re-examination of the possible role of Golgi tendon organ and muscle spindle reflexes in proprioceptive neuromuscular facilitation muscle stretching. Sports Biomech 3: p. 159-183. 2004.
SCHULTZ, J.H. Le training autogène : méthode de relaxation par auto-décontraction concentrative. Éssai pratique et clinique (2e ed.), Presses Universitaires de France, Paris. 2013.
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).