Em muitos locais, principalmente durante as refeições, reuniões, aulas e quando alguém fala sobre postura tendemos a ajeitar as costas mantendo elas o mais reto possível. Mas por que a gente faz isso?
Bom, por que esta é a postura correta! Certo?
Não é bem assim…
Este discurso da postura correta é muito influenciado por fatores estéticos e históricos. Pense bem, quando um superior passa em frente ao seu pelotão e grita: Sentido! O que os soldados fazem? Endireitam o tronco, barriga para dentro e peito para fora. É uma postura de prontidão, de respeito e indica que você não está comendo mosca na reunião ou na mesa de refeição. Mas manter uma pose bonita é confundido com postura saudável frequentemente. Manter a postura reta toda hora não é nem natural, nem saudável para sua coluna, até por que requisita muito dos músculos eretores da coluna sem necessidade alguma.
Mas qual a postura correta então? Pois é, ela não existe, é um conceito construído. A postura ereta do corpo humano é mantida dentro dos padrões saudáveis quando a funcionalidade do corpo está de acordo. Você não precisa forçar a postura, mas muitas vezes, se você não consegue requisitar e fluir entre diversas posturas (mais ereta, curvada, estendida…), pode indicar uma perda funcional ou uma condição específica como escoliose. Deixe o assunto das colunas retas para as casas e edifícios, no corpo humano, coluna reta não é funcional.
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).