Crepitação, conhecida também por aquele barulinho de areia que faz no joelho quando algumas pessoas se abaixam; é uma característica bastante presente em casos de disfunção femoropatelar. Muitas causas possíveis da crepitação já foram descritas, mas existiria de fato algum motivo para preocupar-se nos pacientes que apresentam este achado?
Teríamos que dividir esta questão em 2, a primeira é que geralmente as pessoas com disfunção femoropatelar tem dor no joelho, a segunda é que elas geralmente têm crepitação; o problema é que a crepitação é um fenômeno muito pouco compreendido e que muitas vezes pode assustar o paciente, provoca medo, e evita que ele se movimente, o que não ajuda em nada na recuperação. Algumas vezes a crepitação foi até ligada, por alguns pacientes, ao fato de estarem envelhecendo e adoecendo. Se você tem este sintoma, não precisa se desesperar, lembre-se que é mais importante tratar a disfunção do que se focar no sintoma, este é apenas uma bússola que direciona o tratamento.
Claire J. Robertson, Michael Hurley, Fiona Jones. People’s beliefs about the meaning of crepitus in patellofemoral pain and the impact of these beliefs on their behaviour: A qualitative study, Musculoskeletal Science and Practice, Volume 28, 2017
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).