Qual era a cor do cavalo Branco de Napoleão? A 1ª guerra mundial foi mundial? Apesar destas perguntas parecerem bobas e óbvias,Napoleão usou diversas montarias durante suas conquistas militares e nunca teve um cavalo predileto, por mais que Branco pode ser o nome do Cavalo. A primeira guerra mundial teve caráter mundial, mas estava relacionado ao fato de os conflitos envolverem todas as grandes potências do mundo capitalista ocidental.
A dor no pescoço não vem necessariamente do pescoço, um dos fatores que explica este fenômeno são as dores referidas. Dor referida é um termo genérico que se refere às dores que, embora sentidas em uma região do corpo, se originam de tecidos ou estruturas distantes daquela região. Várias estruturas podem referir dor: vísceras, músculos, articulações…A dor visceral, por exemplo, acontece quando ao receber estímulos de dor dos órgãos, o cérebro fica confuso e interpreta que estão vindo das fibras sensoriais somáticas. Por exemplo, uma variedade de condições como as patologias hepáticas (doenças de fígado), cálculos biliares (pedras na vesícula), úlceras gástricas, ruptura esplênica (do baço), pneumonia e pericardite, podem causar dor no ombro.
Sim, pois a dor muscular pode vir por uma causa primária, que pode ser causada por uma pancada ou mesmo um torcicolo, ou ela pode ser secundária, e quando secundária a dor pode estar vindo de um outro músculo, articulação ou de uma víscera; hoje abordaremos este último. A questão é que os neurônios que informam a dor muscular e a dor visceral convergem no mesmo local na medula, isso pode confundir o cérebro que interpreta como uma dor no músculo, confunde tão bem que o próprio cérebro acaba provocando contraturas musculares por achar que o problema é muscular. É aqui que vem o pulo do gato, mesmo quando o problema visceral tiver passado existem chances da contratura muscular ser mantida. Especialmente os órgãos que estão em contato com o diafragma (estômago, fígado, pâncreas e baço), ou o próprio diafragma podem irritar os músculos do pescoço. Eu sei que a relação mais comum que as pessoas fazem é: Bebi demais na noite passada e hoje estou com dor de cabeça, mas o fígado não é o único que provoca dores longe do local. Disfunções digestivas podem provocar contraturas musculares cervicais, inicialmente procurar um médico, pode ajudar a solucionar o problema visceral, mas melhorar a dor e devolver o controle motor é trabalho do Fisioterapeuta.
Alterações viscerais não provocam somente dor cervical, mas também dor lombar; a solução para dor lombar inespecífica tem sido tão procurada na Fisioterapia como uma explicação do sobrenatural foi procurada pelo milionário James Randi (se você não conhece ele dá um google). E uma área promissora é as relações que existem entre intestino e dor. Alguns estudos têm visto alguma relação de indivíduos com dor lombar e sintomas gastro intestinais. Como Fisioterapeuta prefiro falar das consequências funcionais de algumas doenças intestinais como Síndrome do Intestino Irritável, disbiose intestinal e Dispepsia funcional; Vamos falar dos sintomas EXTRAINTESTINAIS. E a grande vencedora foi a DOR LOMBAR, sendo prevalente em 81% dos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável, em 60% daqueles com Retocolite Ulcerativa e em 40% dos que sofriam com a Doença de Crohn. É importante saber que as alterações abdominais decorrentes destas condições podem gerar influências sobre a atividade tônica de músculos extremamente importantes para a movimentação humana.
Muito legal Dalva! Espero ajudar com as informações do meu blog. Seja bem vinda.