
⭐ Os casos de dor lombar aumentaram em mais de 50% nos últimos 28 anos e estão comumente associados com trabalho sedentário, tabagismo, obesidade e baixo status socioeconômico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌍 Apesar de dor lombar ser um evento comum na população, ela é uma das maiores causas de incapacidade no mundo e somente em uma pequena proporção dos casos os achados físicos são a causa do problema (hérnia de disco, desgaste articular, fratura, infecção…).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔸 Além disso, existe um grande problema no tratamento das dores. Os pacientes geralmente recebem o tratamento errado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔹 Uma forma de nortear uma prática mais segura e que garanta melhores resultados é usar a ciência como bússola, entretanto, o conhecimento científico raramente é aplicado na prática, geralmente pelo fato que a maior parte dos artigos é publicado em inglês o que dificulta a aplicação do conhecimento pelos profissionais Brasileiros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💪 Dentro das condutas mais garantidas pela ciência, o exercício físico foi considerado a linha de frente para tratamento de dor lombar. Por isso trago para Erechim um seminário de exercícios de controle motor no tratamento da dor lombar crônica inespecífica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 O curso aconteceu no dia 24 de Agosto, sábado, durante o período da manhã e da tarde (09:00 às 17:00), e foi direcionado aos fisioterapeutas, sendo teórico/prático. Nele abordei iniciação ao método científico, avaliação da dor lombar, ferramentas de avaliação e prescrição de exercícios de controle motor na dor lombar.
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).