Algumas queixas comuns de pacientes no consultório de fisioterapia: dor ao virar-se na cama, dor e rigidez ao acordar ou dor para posicionar-se na cama. Outro evento comum em consultórios de fisioterapia, a dúvida: Existe uma postura correta para dormir ou descansar?
Como diria o famoso Padre Quevedo: “Isto no ecziste!” É muito comum vermos reportagens de canais de notícias criando quase um kama sutra de possibilidades de posições para dormir, cada uma com seu objetivo, uma para quem tem hérnia de disco, uma para não roncar, outra para melhorar a circulação sanguínea… É como se existisse um atlas de posturas de dormir destinadas para melhorar, ou não piorar, certas condições de saúde. Claro, existem condições específicas que não permitem o paciente deitar do jeito que quiser, mas o problema é a condição não a posição para dormir.
Neste caso, se fosse assim, ao adotarmos posturas consideradas incorretas haveria desagradáveis consequências. Mas você já viu as posições mais inusitadas que as crianças conseguem dormir? E quanto à gatos e cachorros? Eles adotam as mais diversas posturas para dormir e não parecem reclamar…
A grande questão é que muitas vezes temos tão poucas oportunidades de movimento no dia a dia, principalmente na postura deitada, que o máximo de movimento que exploramos é durante o sono. Torna-se tão incomum o movimento que a menor porção dele, como se virar na cama, deitar de barriga para baixo ou manter a mesma posição deitada por um longo período de tempo, torna-se cansativo para o corpo, que pode responder com dor.
A melhor opção é manter o máximo de movimentação possível, e se está difícil descobrir como iniciar, procurar um bom fisioterapeuta pode ajudar!
Estou à disposição para eventuais dúvidas!
About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).