Sabia que padrões respiratórios são afetados por medo e ansiedade em humanos?
.
Isso indica envolvimento de centros corticais (áreas relacionadas com sistema sensorial e movimento) e límbicos superiores (áreas relacionadas com emoções).
.
Usando gravações intracranianas em humanos, foi correlacionada a atividade neuronal cortical e límbica, medida pelo eletroencefalograma intracraniano com o ciclo respiratório.
.
As técnicas terapêuticas têm usado o controle consciente e a consciência da respiração por milênios, com pouca compreensão dos mecanismos subjacentes à sua eficácia, este estudo pode ajudar a compreender os mecanismos pelos quais elas trazem benefícios.
.
Durante exercícios de atenção à respiração foi demonstrado maior coerência nos córtices cingulado anterior, pré-motor, insular e hipocampal. Nossos achados sugerem que a respiração pode atuar como um princípio hierárquico organizador para as oscilações neuronais em todo o cérebro, e detalha mecanismos de como os fatores cognitivos impactam os processos neuronais automáticos durante a atenção interoceptiva.
.
Putz! Como nunca notei isso?
Mas como posso explicar isso de um jeito simples?
.
Quer dizer que respirar profundamente ajuda sua cabeça a se organizar, acalma e foca a mente. Podendo ajudar no controle emocional também.
.
A dor crônica é frequentemente acompanhada por comorbidades emocionais, incluindo ansiedade, depressão e possivelmente anedonia. Exercícios respiratórios podem ser úteis nesta população.
.
Breathing above the brain stem: volitional control and attentional modulation in humans
Jose L. Herrero, Simon Khuvis, Erin Yeagle, Moran Cerf, and Ashesh D. Mehta
Journal of Neurophysiology 2018 119:1, 145-159

About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).