52ª turma do Curso Movimentação. Demoramos para ir a Porto Alegre, mas foi TRI!
⠀⠀
⠀⠀
Turma lotada, profissionais de alto nível e excelente grau de aproveitamento teórico e prático do grupo. ⠀⠀
⠀⠀
Um curso que ensina humanos a avaliarem e a prescreverem movimento para outros humanos. E isto, acredite, é muito importante…⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
A formação básica de profissionais das Ciências do Movimento é incompleta em relação à movimentação humana. A aplicação da Biologia Evolutiva contextualiza e dá significado aos motivos sobre como, por quê e para quê o movimento é do jeito que é em nossa espécie. Para tal utiliza o peso desse campo da ciência que é subaproveitado pela Área da Saúde.
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
Para desmistificar, a seguir vamos expor alguns equívocos comuns e concepções erradas sobre a aplicação de um Raciocínio Evolucionário na abordagem de profissionais.
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
(1) Imitar bicho. Somos humanos contemporâneos com um passado evolucionário filogenético. Entender isso é fundamental, mas nosso corpo tem uma cinesiologia que é exclusiva da espécie.
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
(2) Colocar uma tanga e mandar todo mundo de volta pro meio do mato. Apesar de podermos aprender com esse modo de vida, acredite, você não quer ser um caçador-coletor, nem seu paciente/ aluno.
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
⠀⠀
(3) Cometer falácia do naturalista. Exercícios baseados em movimentação natural-funcional tem seu lugar e não devem necessariamente substituir exercícios baseados em outros paradigmas.

About The Author
Jonas
Fisioterapeuta, formado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - campus de Erechim), no ano de 2011, pós graduado em 2020 no curso de fisioterapia em ortopedia e traumatologia pela mesma instituição. Formações em algumas metodologias de terapia manual, métodos de exercícios e prática baseada em evidência.Trabalho em consultório próprio e como facilitador do Curso FBA (Funcionalidade, biologia evolutiva e Antropologia).